segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Benfica conquista torneio do Guadiana após vencer o Sporting

O Benfica conquistou o Troféu Internacional do Guadiana ao vencer o Sporting por 1-0 na última ronda, depois de ambas as equipas terem empatado com o Betis, segundo classificado.
Um golo do brasileiro David Luiz, aos 79 minutos, na sequência de um livre, decidiu o encontro e deu aos "encarnados" um resultado melhor que a exibição, mas moralizador por ser contra o "eterno rival", que terminou em terceiro lugar e falhou a conquista do seu terceiro título consecutivo na prova algarvia.
No primeiro "derby" da temporada, o treinador "encarnado", Fernando Santos, apostou em Quim na baliza, um quarteto defensivo com Luís Filipe, Luisão, David Luiz e Léo, Petit, Katsouranis, Manuel Fernandes e Nuno Assis no meio-campo e no ataque Bergessio e Mantorras.
O técnico do Sporting, Paulo Bento, apresentou um "onze" diferente do que defrontou sábado o Betis e mais próximo daquele que deverá ser o titular esta temporada, com Stojkovic na baliza, o estreante Pedro Silva, Tonel, Polga e Ronny na defesa, um meio-campo com Miguel Veloso, João Moutinho, Izmailov e Romagnoli no apoio aos avançados Derlei e Liedson.
Depois de ambas as equipas terem empatado com o Betis de Sevilha nos outros jogos (o Benfica a zero e o Sporting a uma bola), o encontro de hoje era decisivo para a atribuição do troféu do Guadiana.
A equipa de Fernando Santos, em contagem decrescente para a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, entrou mais dominante, mas o primeiro remate do jogo pertenceu ao Sporting, aos nove minutos, quando Liedson atirou para defesa de Quim.
O Benfica criou o primeiro lance de perigo aos 22 minutos, por Bergessio, que recebeu um passe de Nuno Assis e rematou de primeira, mas Stojkovic aplicou-se e desviou para canto.
A equipa "leonina", que realizava o seu segundo jogo em dois dias e o último de pré-temporada, a uma semana de iniciar oficialmente a temporada na Supertaça Cândido de Oliveira contra o FC Porto, respondeu de imediato por Romagnoli, que, no minuto seguinte, rematou dentro da área com a bola a sair ligeiramente ao lado.
O Sporting voltou a criar perigo aos 28 minutos, com Moutinho a obrigar Quim a aplicar-se para desviar a bola para canto, e quatro minutos depois o guarda-redes do Benfica voltou a demonstrar atenção quando interceptou um cruzamento de Ronny e evitou que a bola chegasse aos avançados "leoninos" que estavam na área.
O Benfica respondeu com um remate de longe de Léo, que passou um pouco acima da baliza de Stojkovic, mas era o Sporting quem mais dominava e Ronny voltou a testar Quim aos 37 minutos, num livre de fora da área que o guardião "encarnado" desviou com uma estirada.
Moutinho era um "todo-o-terreno" no meio-campo sportinguista e ora de longe ora com incursões pelas laterais causava perigo para a área rival, mas o golo não chegou e as equipas foram para o intervalo com o "nulo" no marcador.
A segunda parte começou sem alterações nas equipas e, no segundo minuto, um desvio de Petit quase traía Quim, que viu como Liedson atirava por cima na sequência do canto cedido pelo colega.
Aos 56 minutos, Bergessio teve uma excelente oportunidade para adiantar o Benfica no marcador, ao corresponde dentro da área a um serviço de um colega, mas Stojkovic fez a defesa da noite.
Fernando Santos mexeu na equipa aos 60 minutos, trocando Luisão por Rui Costa e fazendo recuar Katsouranis para central, mas o Sporting continuava a controlar o jogo, embora só de longe tentasse alvejar a baliza do Benfica, como aconteceu com o remate de Derlei por cima, aos 70 minutos.
A equipa "encarnada" chegaria, no entanto, à vantagem num lance de bola parada, em que David Luís saltou mais alto que todos na área e cabeceou da melhor forma um livre cobrado por Manuel Fernandes na direita, fazendo o 1-0, aos 79 minutos.
Aos 84, Liedson tentou marcar em jeito para fora do alcance de Quim, mas a bola saiu por cima, no último remate feito pela equipa "leonina".
No final, o capitão do Bentica, Petit, recebeu das mãos do presidente da câmara de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, o troféu do Guadiana.


Ficha de jogo:
Jogo disputado no estádio municipal de Vila Real de Santo António.
Benfica - Sporting, 1-0.
Ao intervalo, 0-0.
Marcador:
1-0, David Luís, 79.
Equipas:
- Benfica: Quim, Luís Filipe, Luisão (Rui Costa, 60), David Luís, Léo, Petit, Katsouranis, Manuel Fernandes, Nuno Assis (Miguelito, 85), Bergessio e Mantorras (Fábio Coentrão, 73).
(Suplentes: Butt, Nelson, Zoro, Miguelito, Strent, Rui Costa, Romeu Ribeiro, Andrés Diaz, Fábio Coentrão, Cardozo e Dabao).
- Sporting: Stojkovic, Pedro Silva (Abel, 71), Tonel, Polga, Ronny, Miguel Veloso, João Moutinho, Izmailov (Simon Vukcevic, 75), Romagnoli (Yannick Djaló, 80), Derlei e Liedson.
(Suplentes: Rui Patrício, Tiago, Pereirinha, Abel, Gladstone, Paulo Renato, Marian Had, Adrien, Purovic, Farnerud, Paredes, SImon Vukcevic, Yannick Pupo e Yannick Djaló).
Árbitro: Pedro Henriques (Lisboa).
Acção Disciplinar: Cartão amarelo para Manuel Fernandes (71), Romagnoli (71) e Liedson (93).
(fonte: rtp.pt)

Sem comentários: